quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SÃO CAETANO MANTÉM A CULTURA COM O CARNAVAL DAS ‘LA URSAS’



Neste mês de fevereiro o clima de Carnaval toma conta das ruas em praticamente todos os recantos do Brasil. E em São Caetano, no Agreste pernambucano, a ‘pisadinha’ não poderia ser diferente.

Nas folias de Momo a cidade vivencia a essência da cultura carnavalesca, mantendo viva a tradição de reverenciar as fantasias de ursos, como acontece há cerca de 50 anos. Naquela época os ‘ursos’ usavam roupas confeccionadas com samambaias (erva de passarinho), e saiam pelas ruas pedindo “qualquer coisa", tais como frutas, cereais e dinheiro. Sempre organizados por famílias tradicionais, eles cantavam e dançavam em pequenos grupos, com objetos diversos que emitiam sons.

Com o passar do tempo, essa cultura foi crescendo, melhorando as vestimentas, os instrumentos, a forma de se apresentarem e os ‘ursos’ passaram a pedir somente dinheiro, o que caracterizava as La Ursas. “A La Ursa quer dinheiro. Quem não der é pirangueiro”. A tradição foi se moldando com o passar do tempo e hoje se apresenta para a sociedade são-caetanense como um verdadeiro espetáculo, denominado de Concurso das La Ursas.

Ao todo, este ano são sete grupos de La Ursas que desfilam em sequência pelas ruas da cidade, tal qual um desfile de Escolas de Samba. A concentração está marcada para o domingo de Carnaval, dia 11/02, no largo da Rodoviária (Rua 15 de Novembro), de onde cada grupo sai em desfile até o Bairro Cabugá, onde se apresentam aos jurados em frente ao palco, no largo da Estação Ferroviária.

Este ano o público conta com arquibancadas para assistir a beleza e desenvoltura dos grupos de La Ursas durante suas apresentações, disputando os primeiros lugares no pódio. A premiação será toda em dinheiro, sendo mil reais para o terceiro colocado, dois mil para o segundo e três mil reais para o grande campeão do concurso, além de mais 500 reais para cada um dos demais grupos, como prêmio de participação.

A prefeitura de São Caetano também forneceu uma ajuda de custo no valor de Mil Reais para cada grupo, no ato da inscrição, deixando-os livres para desenvolver seus próprios figurinos, instrumentos e alegorias, sempre com muito brilho, eternizando o Carnaval das La Ursas.

A apresentação é realmente algo extremamente bonito de se ver, fazendo com que o município de São Caetano seja conhecido hoje, no Estado de Pernambuco – através da Empetur, Astur, Fundarpe e outros – como detentora do “Carnaval das La Ursas”, levando brilho, danças, cores, harmonia e muita beleza pelas principais avenidas da cidade no domingo de Carnaval.

O evento atrai pessoas de todos os bairros, distritos e até visitantes de outras cidades da região, apresentando um Carnaval de beleza contemporânea, mas sem perder a essência dessa cultura. Vale a pena conferir!

SERVIÇO

EVENTO - Concurso das La Ursas 2018
DATA - dia 11 de fevereiro (domingo)

HOR/LOCAL - Concentração para o desfile às 18h, no largo da Rodoviária - Apresentações a partir das 20h, no largo da Estação Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário