quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ICIA realiza durante o mês de Novembro diversas ações em prol do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – DNCCI





ICIA promove várias ações em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI). O evento tem como objetivo principal o de alertar e orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e os primeiros sintomas da doença. 

Para mobilizar a população do Agreste sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e os primeiros sintomas da doença, O Instituto do Câncer Infantil do Agreste promove várias ações (19 a 26 de novembro) em comemoração ao DNCCI.

Serão eventos como: ciclo de palestras, lançamento do livro “A vida por outros olhos”, criado por uma de nossas voluntárias, ações lúdicas, Mega Caravana do Diagnóstico Precoce infanto Juvenil em Caruaru. No Shopping Difusora das 08 às 17 horas para os profissionais de saúde do município, além de equipes de saúde para orientar e esclarecer dúvidas sobre a doença e seus sintomas. 

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se a ocorrência de 12.600 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos em 2017. O câncer infanto juvenil engloba, na verdade, vários tipos de câncer. As leucemias representam o maior percentual de incidência (26%) nessa faixa etária, seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (SNC) (13%).

Diante desse panorama, percebeu-se sobre a necessidade de concentrar esforços para chamar a atenção de autoridades, profissionais da saúde, instituições, representantes e principalmente da população de que educar e conscientizar sobre o tema resulta na diminuição de casos de morte por câncer infantil. 

A data oficial do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil é 23 de novembro, conforme lei sancionada, sob nº 11.650 de 4 de abril de 2008, para que todas as instituições do Brasil, com trabalho voltado às crianças e adolescentes com câncer, realizem em seus Estados práticas públicas de conscientização.

De acordo com a presidente do ICIA – Antônio Romão, são dados alarmantes que exigem uma mobilização voltada ao diagnóstico precoce, “cabe ao ICIA, concentrar esforços por meio de ações relacionadas ao DNCCI, para alertar e orientar a população. Aprender a conhecer os sintomas e entender a necessidade do diagnóstico, pode evitar que uma criança ou adolescente venha a óbito”, afirma.

A cada ano a participação da população, dos profissionais da área da saúde e de colaboradores engajados e comprometidos com o tema aumenta expressivamente, principalmente nas ações do ICIA, que acontecem nos principais bairros de Caruaru. A cada edição o ICIA complementa os eventos pontuais, segue programação abaixo, com inúmeras ações da instituição.

Nesse ano foram inseridas diversas ações para intensificar e ampliar a proposta conscientizadora e educativa do DNCCI, com palestra, atividades lúdicas, etc. A programação do ICIA referente ao DNCCI para 2017, será nos dias 19 a 26 de Novembro.

Programação:

19\11 - lançamento no Livro. " A vida por outros olhos", da jornalista Rayanne Santos na livraria Imperatriz no Shopping Difusora, a partir das 16h.

20\11- Palestra de Sensibilização no Colégio Sagrado Coração das 10 às 12h;

21\11 - Mega Caravana do Diagnóstico Precoce infantoJuvenil em Caruaru. No Shopping Difusora das 08 às 17h para os profissionais de saúde do munícipio;

22\11 - Mutirão pela vida: atendimentos médicos sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil, recreações e atividades lúdicas. Na sede do ICIA das 08 às 16h;

23\11 - Aulão sobre o Diagnóstico precoce para profissionais da área de educação do município;

24\11 - Divulgações da campanha do DNCCI na cidade de Garanhuns;

25\11 - Divulgações da campanha do DNCCI no marco Zero pela manhã;

26|11 - Passeio Ciclístico em comemoração ao DNCCI e finalizar a semana de Ações sobre o Diagnóstico Precoce do câncer InfantoJuvenil, Local Av. Agamenon Magalhães , horário pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário