sábado, 29 de julho de 2017

É Notícia no Rádio: Santa Cruz está entre os 62 municípios pernambucanos em situação de emergência por causa da seca




A barragem de Jucazinho que abastecia Santa Cruz entrou me colapso em setembro de 2016 / Foto: Antonio Carlos


Pautado sempre pela informação e prestação de serviço, a última edição da temporada do “É Notícia no Rádio” deste sábado (29), destacou entre outros assuntos, que Santa Cruz do Capibaribe está entre os 62 municípios pernambucanos em situação de emergência por causa da seca. O decreto, publicado na edição do Diário Oficial do estado de ontem, declara a possibilidade, por um período de 180 dias, de "adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, enfrentar situações emergenciais". 

Caruaru e Bonito, que também estavam em emergência pelas chuvas em junho deste ano, integram a lista. As chuvas que atingiram as localidades não foram suficientes para retirar os municípios do grupo de cidades em situação de emergência por conta da estiagem.

Tiveram a situação de emergência decretada os seguintes municípios: Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoerinha, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes, Venturosa.

AUMENTO NA INFORMALIDADE PUXOU QUEDA DA TAXA DE DESEMPREGO

Previsões apontam que a taxa média de desemprego sera de 17% em 2017
Foto: Divulgação

A melhora no mercado de trabalho, com o recuo da taxa de desemprego para 13%, foi causada principalmente pelo aumento da informalidade, segundo o IBGE, que divulgou nesta sexta-feira dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua relativos ao segundo trimestre. O número de empregados sem carteira, estimado em 10,7 milhões, subiu 4,3% em relacão aos três primeiros meses do ano e 5,4% em relação ao segundo trimestre de 2016.

Já o número de trabalhadores conta própria cresceu na comparação com o trimestre anterior em 1,8%, para 22,5 milhões. Em relação ao ano anterior, caiu 1,8%. Apesar da melhora no mercado de trabalho, o desemprego ainda é uma realidade para 13,5 milhões de pessoas. As previsões de analistas apontam que a taxa média de desemprego para 2017 fique na casa dos 13%. No ano passado, ficou em 11,5%.

O número de empregados com carteira assinada foi de 33,3 milhões. Ficou estável em relação ao trimestre anterior e recuou 3,2% em relacão ao um ano antes ou 1,1 milhão de pessoas a menos trabalhando protegidas pela CLT.

ANTECIPAÇÃO DO 13º A APOSENTADOS PORÁ R$ 19,8 BI NA ECONOMIA EM AGOSTO E SETEMBRO

A antecipação do serviço acontece deste 2006. Foto: Reuters

A antecipação da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS injetará R$ 19,8 bilhões na economia em agosto e setembro, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Fazenda.

De acordo com o órgão, a medida vai beneficiar 29,4 milhões de segurados que poderão receber a metade do 13º a partir do dia 25 de agosto. O decreto que autoriza a antecipação do pagamento da gratificação natalina foi publicado ontem (28) no Diário Oficial da União.

A primeira parcela do 13º tradicionalmente é paga em agosto. Por lei, os 4,5 milhões segurados que recebem benefícios assistenciais (Loas), pagos a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não têm direito ao 13º salário.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS CHEGA AO FINAL NESTE SÁBADO

O acesso a todas as apresentações do FIG 2017 é gratuito. Foto: Divulgação

A 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns está acabando, mas nem por isso o final de semana será menos agitado na Cidade das Flores. Os polos Mestre Dominguinhos, Pop, Som Na Rural, Forró e Instrumental reúnem nomes locais e nacionais, prometendo uma boa variedade de ritmos e público, como tem acontecido desde o primeiro dia.

Hoje, último dia de programação, Andrea Amorim, Jr. Black, Spok Frevo Orquestra, Zé Ricardo (RJ), com participação especial de Sandra de Sá, e Fernanda Abreu (RJ) integram a despedida do Mestre Dominguinhos. Hercinho Gouveia, Flaira Ferro, Simone Mazzer (PR) e Marina Lina (RJ), apresentando repertório do disco Três, chegam no palco pop. A Rural começa ainda pela manhã, a partir das 10h, com a Jornada MCs – Edição FIG. À noite, às 22h20, os Mamelungos apresentam as composições do mais recente trabalho, Esse é o Nosso Mundo (2016).

Os dois últimos dias de festa contam também com atrações nos palcos de Cultura Popular Ariano Suassuna e Forró, com maracatus, cirandas e shows como os de Azulinho, Flávio Leandro e As Severinas. O acesso a todas as apresentações do FIG 2017 é gratuito.


O programa também pode ser acompanhado pela live da rádio IGM

A 82° edição do programa pontuou ainda o início do pagamento do abono do PIS/Pasep; o aumento na conta de luz a partir de agosto; a redução do PIS/Cofins sobre o etanol e tarifa diminui oito centavos por litro; a declaração do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia: “Melhor solução para o país é votar denúncia contra Temer na quarta”; e as Eleições de 2018 terão nova urna eletrônica. No campo esportivo, os destaques ficaram com o confronto entre Santa Cruz e Paraná de Lisca, “doido” para não ficar longe do G4; e Osvaldo continua como desfalque no Sport e não poderá enfrentar o Bahia, em Salvador. O programa terminou com as dicas de Cinema para o último final de semana de julho.

O PROGRAMA

O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

Por Antonio Carlos
Jornalista DRT PE 6154

Nenhum comentário:

Postar um comentário