quinta-feira, 1 de junho de 2017

11ª edição do Projeto Colmeia oferece serviços gratuitos em Caruaru


Emissão de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, consultas médicas, teste rápido de colesterol, corte de cabelo, orientações sobre alimentação saudável e sobre saúde bucal, plantão psicológico e avaliação nutricional são alguns dos serviços gratuitos que serão oferecidos na 11ª edição do Projeto Colmeia, em Caruaru. Nesta sexta-feira (2/6), das 8h às 15h, na Praça da Conceição, no Marco Zero, o Sesc em Pernambuco e mais de 25 parceiros vão realizar a feira de saúde e cidadania que tem expectativa de atender mais de 3 mil pessoas.

Quem passar pelo local poderá usufruir dos serviços nas áreas de saúde, cidadania, beleza, trânsito, cultura, carreira e empreendedorismo por meio do projeto, que é referência em saúde do Sesc. Serão ações preventivas e educativas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população.

SAÚDE E BELEZA - Dentre os serviços de saúde desta edição, o Senac estará com orientações e teste rápido de colesterol, e instruções para a prevenção do colesterol alto. Já a empresa Óticas Diniz abordará as doenças da visão e a prevenção.O Centro de Orientação e Apoio em Aids/Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA) dará orientações sobre a prevenção às DSTs/HIV/AIDS e distribuirá preservativos.

A Secretaria Municipal de Saúde levará serviços em quatro áreas de atuação: Atenção Básica – com consultas médicas com clínicos gerais; Atenção Especializada – com escovação supervisionada, prevenção ao câncer de boca e orientações sobre saúde bucal; Vigilância Ambiental–com orientações sobre doenças transmitidas por animais e arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como dengue, zika e chikungunya; e Vigilância Sanitária – com informações sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano.

Instituições de Ensino Superior se juntam ao Sesc nesta ação, trazendo estudantes em formação para aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A Faculdade Maurício de Nassau levará alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem para oferecer teste rápido para verificação da tipagem sanguínea e identificação de dermatomicoses (pano branco), orientações sobre incontinência urinária, fortalecimento do assoalho pélvico e sobre hipertensão, além da realização de aferição da pressão arterial.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces/ Unita será representado pelos cursos de Enfermagem – com aferição de pressão arterial, medidas antropométricas (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal) e orientações sobre doenças negligenciadas; Farmácia – com prevenção e detecção de doenças infectocontagiosas e orientações sobre utilização dos fitoterápicos; Fisioterapia – com avaliação cardiorespiratória; e Odontologia – com orientações sobre saúde e higiene bucal, avaliação e diagnóstico. Em saúde mental, o curso de Psicologia do Centro Universitário Unifavip/Devry estará participando com plantão psicológico, orientações e encaminhamentos. 

Na área de nutrição, o Sesc transmitirá a experiência do Banco de Alimentos, que faz parte do Programa Mesa Brasil Sesc, demonstrando a importância do aproveitamento integral dos alimentos para o equilíbrio do orçamento doméstico e o consumo consciente. Já oCentro Universitário Unifavip/ DeVry estará disponibilizando avaliação nutricional e orientações sobre alimentação saudável com alunos do curso de Nutrição.

Quem for atrás de serviços de beleza e cuidados com a pele, haverá corte de cabelo e design de sobrancelhas ofertados pelo Senac. Já a empresa Racco passará informações sobre os cuidados necessários com a pele, além de dicas de beleza.

CIDADANIA – O 1º e o 2º Cartório de Registro Civil farão emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e/ ou óbito e habilitação para casamento civil. Já o Cartório de Registro Civil da Vila de Carapotós 2º Distrito fará emissão de 1ª e 2ª via de registro de nascimento, 2ª via de certidão de casamento e óbito e habilitação para casamento civil. Para as pessoas que precisarem da 2ª via em diante da carteira de identidade, 90 fichas serão distribuídas para emissão de RG pela Secretaria de Defesa Social. Neste caso, é necessário levar duas fotos 3x 4 com fundo branco e certidão de nascimento ou casamento.

A Celpe estará participando com negociação de débitos, troca de titularidade (neste caso, é necessário apresentar CPF, RG, conta de energia e leitura atual do medidor, cópia do contrato de locação, recibo de compra e venda do imóvel e/ou escritura), solicitação de novas ligações (é preciso apresentar originais e cópia do CPF, RG e da conta da unidade vizinha), orientações sobre eficiência energética, uso responsável e seguro de energia elétrica.

Com a Compesa, será possível solicitar serviços em geral, obter orientações sobre consumo responsável da água, fazer o cadastro na Tarifa Social, solicitar parcelamentos de faturas e emitir 2ª via da contas de água. 

A Secretaria Estadual de Saúde participará com a Operação Lei Seca, dando instruções sobre direção responsável e a importância da devida utilização dosequipamentos de segurança. A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) fará emissão de credenciais para idosos e deficientes e dará orientações sobre educação no trânsito.

Serão oferecidas, ainda na área de Cidadania, informações sobre os direitos do consumidor pelo Procon. O curso de Direito do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/Unita estará fornecendo orientações jurídicas à população.

O Ministério do Trabalho e Emprego passará orientações sobre leis trabalhistas e contas inativas do FGTS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), levará informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.

As Secretarias de Políticas para as Mulheres e a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru vão oferecer orientações sociais, jurídicas e psicológicas, além de informações e encaminhamentos para o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), respectivamente.

CULTURA - Oficinas de artesanato serão realizadas pelos grupos do trabalho social com idosos do Sesc. Além disso, apresentações artísticas dos grupos de artes e cultura, ambos desenvolvidos pela unidade do Sesc em Caruaru, também fazem parte da programação do Colmeia.

Serviço:
Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania
Dia: 2 de junho de 2017
Horário: das 8h às 15h
Local: Praça do Marco Zero - Rua 15 de Novembro, s/n, bairro Nossa Senhora das Dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário