sábado, 27 de maio de 2017

“É Notícia no Rádio” destaca a liberação da educação à distância nos anos finais do ensino fundamental pelo MEC



MEC volta atrás em critério de oferta de EaD para Ensino Fundamental / Foto: Divulgação





A edição deste sábado (27) do “É Notícia no Rádio” destacou, entre outros assuntos, o decreto do MEC (Ministério da Educação) que autorizou a adoção de ensino a distância em qualquer disciplina dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A oferta fica liberada para alunos que estejam "privados da oferta dessa disciplina", o que inclui a falta de professores contratados, por exemplo.

O decreto 9.057 foi publicado ontem (26) no "Diário Oficial" da União. Ele regulamenta um artigo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação sobre a oferta de EAD em todos os níveis da educação. O mesmo texto ainda flexibiliza as regras para a oferta de EAD (Ensino a Distância) no ensino superior.

Antes disso, a adoção de EAD no ensino fundamental era restrito a duas circunstâncias: complementação de aprendizagem e situações emergenciais. O novo texto, entretanto, amplia essa condição de emergência, autorizando a modalidade para disciplinas obrigatórias do currículo escolar.

A oferta de ensino fundamental na modalidade a distância, diz o decreto, se refere a pessoas que "estejam matriculadas nos anos finais do ensino fundamental regular e estejam privadas da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar".

O Brasil vive uma crise nos anos finais da educação básica, com resultados estagnados em níveis muito baixos. Dos cerca de 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola, metade abandonou os estudos ainda no fundamental. A etapa também não tem apurado a melhoria de resultados dos anos iniciais. 

O PROGRAMA


O “É Notícia no Rádio” pontou ainda que as contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo na tarifa; Bruno Araújo diz ser cedo para falar sobre impeachment de Temer; a Redução do preço da gasolina deve ser sentida pelos motoristas em Pernambuco; Idoso de 67 anos é primeiro caso de morte do dengue do ano em Pernambuco; Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho; Calendário de vacinação antirrábica em Santa Cruz do Capibaribe; Chuvas dos últimos dias elevam nível de barragens em Pernambuco; Dois destinos de Pernambuco entre os mais procurados do Nordeste e a programação do São João da Moda. Já no esporte o destaque ficou por conta do anuncio de Léo Lima como o novo meia do Santa Cruz e as dicas de Cinema para este final de semana fechou a 72° edição do jornalístico.

O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

Nenhum comentário:

Postar um comentário