sábado, 18 de fevereiro de 2017

Cecília Barbosa, coordenadora da Agência do Trabalho, concede entrevista ao “É Notícia no Rádio” e destaca o processo de recrutamento de candidatos à vaga de emprego




Fotos: Antonio Andrade / É Notícia no Rádio



Atualmente, procurar o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. O candidato precisa se esforçar para mostrar suas qualidades e habilidades para se destacar entre tantas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Por outro lado, o índice de desemprego bateu recorde e hoje representa o estado que se encontra 12,1 milhões de brasileiros. Diante deste cenário, o “É Notícia no Rádio” deste sábado (18) ouviu a coordenadora da Agência do Trabalho em Santa Cruz do Capibaribe, Cecília Barbosa, no intuito de instruir a população desempregada a como sair deste panorama e conquistar uma vaga de emprego.

A Agência do Trabalho (também conhecida como SINE - Sistema Nacional de Emprego) é uma unidade técnica da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco. Responsável pela coordenação do conjunto de ações voltadas à intermediação de mão de obra, a Agência atua em consonância com as diretrizes da política estadual de emprego. Tendo como objetivo disseminar informações aos que buscam emprego e ampliar a oferta de serviços ao trabalhador desempregado ou sob risco de desocupação são alcançados através da atuação dos postos da Agência do Trabalho instalados em diversos municípios do Estado.

A entrevista foi conduzida pela jornalista Josy Santos
Formada em Administração, a coordenadora da Agência Cecília Barbosa, destacou que o trabalho intermediário do órgão consiste em recrutar profissionais que atendam aos critérios estabelecidos pela empresa contratante. “Neste processo de recrutamento, nós não fazemos distinção de cor, sexo, gênero ou qualquer outro aspecto segregador. Nós encaminhamos os profissionais com o perfil solicitado e o departamento de Gestão de Pessoas dar continuidade ou não ao processo de contratação,” disse Cecília e acrescentou: “E importante frisar que a Agencia não guarda currículo de nenhuma pessoa inscrita: O que temos é um banco de dados nacional com informações pessoais e profissionais de cada trabalhador e à medida que uma vaga surge no mercado e a pessoa com o perfil requerido se interessa, nós fazemos o encaminhamento”.

Empossada em novembro de 2015, após nomeação da então coordenadora Klaine Melissa à secretaria de Administração da Capital da Confecção, Cecília frisou que a Agência oferece outros serviços, além do recrutamento de mão de obra especializado. “Nós oferecemos uma equipe de psicólogos a empresa contratante, caso ela queira fazer o processo seletivo junto a Agência ou até mesmo usando as dependências físicas de nosso SINE,” explicou. Ainda segundo Cecília, o candidato que optar pelo encaminhamento da Agência terá ao seu dispor a segurança que seus dados pessoais não serão violados e a certeza de que será direcionado a uma empresa formal e adequada as Leis Trabalhistas criadas por meio do Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943.

Reprodução da internet
No endereço eletrônico (http://www.sempetq.pe.gov.br/) da secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), mencionada pela coordenadora durante a entrevista, está disponível ao público em geral e as pessoas com deficiência a lista de vagas de emprego para Santa Cruz do Capibaribe e outros municípios pernambucanos. No play abaixo, encontra-se a entrevista completa concedida a jornalista Josy Santos, onde você saberá o que é necessário para se cadastrar da Agência, dentre outras informações.

 
DICAS PARA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO

Aproveitando o gancho da entrevista da coordenadora, o programa separou cinco dicas, concedidas pela especialista em gestão de pessoas, Patrícia Sanchez, para você se destacar e ingressar no mercado de trabalho.

1ª Dica: Qualificação - Adquirir novos conhecimentos, ampliar e aprimorar habilidades são essenciais para planejar uma carreira de sucesso. A boa notícia é que existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos com disciplinas específicas e atividades presenciais ou à distância.

2ª Dica: Redes Sociais - Com o uso cada vez maior da internet, os candidatos devem tomar algumas precauções para manter uma boa imagem on-line. Tenha cuidado com o vocabulário e na exposição de suas imagens. Evite participar de temas polêmicos ou preconceituosos. Lembre-se que o seu futuro entrevistador pode estar em sua rede.

3ª Dica: Ampliar os contatos - Conversar com amigos, familiares e colegas de sala deve ser apenas o início do contato na hora de buscar um emprego. Segundo Patrícia, o candidato deve ser receptivo e sempre procurar conversar com as pessoas. Se cadastrar em portais de busca de emprego e em sites de empresas do seu interesse são ótimas alternativas.

4ª Dica: Entrevista - As dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego são intermináveis, mas a regra de ouro é única, seja você. Pesquisar sobre a empresa e conhecer sobre o ramo de atuação em questão são conhecimentos muito valorizados na entrevista.

5ª Dica: Reflexão - A reprovação em um processo seletivo é frustrante, mas deve ser avaliada como uma chance de reflexão para que o candidato fique preparado para uma nova oportunidade. Neste momento, o candidato pode aproveitar o tempo para analisar seus objetivos e avaliar se sua escolha vai trazer felicidade.

O PROGRAMA

O “É Notícia no Rádio” destacou ainda que o STF decide que Estado deve indenizar presos por condições degradantes; o Itaú se torna o maior banco do País; a Caixa abre agências para tirar dúvidas sobre FGTS neste sábado; MEC pagou R$ 295 mil para youtubers defenderem reforma do ensino médio; além dos lances da quarta rodada do Campeonato Pernambucano e os longa-metragem que estão em cartaz neste final de semana nos cinemas do Estado. A trilha sonora ficou por conta dos sucessos "Chegaste" de Roberto Carlos e Jennifer Lopez e “Você me tocou” de Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó.

O programa vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog “É Notícia”, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

Por Antonio Andrade e Josy Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário