quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Acic realiza em Caruaru mais uma edição do Circuito do Café de Pernambuco


A Acic, através da Câmara Setorial da Gastronomia, realiza a partir do dia 18 de agosto a 5ª edição do Circuito do Café de Pernambuco. Este ano, nove cafeterias vão participar do evento que movimenta o setor até o dia 20 de setembro: Cafeteria Luiz Gonzaga, do Sesc; Pães e Delícias, da Avenida Rio Branco; Diforno; Café no Quintal; Dedim de Prosa; Bodega de João Doutor; Delta Express, do Shopping Difusora; Café.com; Chocolates Brasil Cacau, no Caruaru Shopping. Na noite de abertura, que será no Teatro Difusora, show com o cantor e compositor Valdir Santos, que está lançando o CD “Celebração”.

Cada uma das empresas participantes escolheu uma receita especial, um café “Astro”, para ser o carro-chefe do cardápio. A novidade deste ano é que o “Astro” também pode vir com um acompanhamento, ou seja, o cliente, se desejar, pode pedir o “Combo Astro”. Há também um grande brinde que será sorteado para o público que visitar todas as cafeterias participantes no dia 21 de setembro.

De acordo com Jósimo Soares, coordenador da Câmara Setorial da Gastronomia, o Circuito movimenta o setor de muitas formas: “é um evento consagrado, de grande porte, que proporciona às cafeterias resultados muito positivos. Todas registram um aumento muito grande de vendas durante o período. Sem dúvida, a Acic foi muito feliz em criar este Circuito que já está servindo de modelo para outras cidades.”

O Circuito vem numa época em que a cafeicultura brasileira comemora bons resultados. O país é o segundo maior produtor do grão no mundo. De acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), na última safra, que corresponde ao período de julho de 2015 a junho de 2016, foram exportadas 35 milhões de sacas, o que gerou mais de US$ 5 bilhões de receita. E as expectativas para a próxima safra que se iniciou em julho deste ano são muito animadoras para o setor: a produção deve ficar acima de 53 milhões de sacas.

O reflexo deste bom momento da cafeicultura brasileira pode ser percebido no consumo da bebida no país. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) mostram que, de novembro do ano passado a fevereiro deste ano, o consumo aumentou 3,48%. Em 2015, o brasileiro consumiu o equivalente a 20,5 milhões de sacas de café; a expectativa é de que em 2016 este número chegue à marca de 21,3 milhões de sacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário