segunda-feira, 21 de março de 2016

Comissão Itinerante da Mulher percorrerá municípios pernambucanos

Foto: Marina Santana/ Divulgação.
Em ação pioneira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ganha formato itinerante, a partir de maio, para ampliar o diálogo com as mulheres do Estado. O colegiado visitará municípios de todas as macrorregiões, onde acontecerão audiências públicas para discutir questões relacionadas ao empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher.

O projeto será lançado na próxima terça-feira (22), a partir das 8h30, no auditório do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM), localizado no Bairro do Recife.

“A ação tem a capacidade de descentralizar o Legislativo na perspectiva de conferir-lhe um caráter mais democrático e mais vivo entre a população feminina, historicamente afastada dos espaços de poder”, afirma Simone Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe.

Na terça-feira, além da apresentação do projeto, a programação inclui também painéis com a pesquisadora Cristina Buarque e com a Secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro. Para a ocasião, integram a lista de convidadas parlamentares, representantes dos diversos segmentos de mulheres, lideranças populares, conselheiras estaduais, gestoras públicas, entre demais setores afins.

ITINERÁRIO:

A princípio, serão visitados os municípios vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, ação anual desenvolvida pela Comissão da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. Todo mês de março, são premiadas quatro gestões municipais (uma de cada macrorregião do Estado) que se destacam por suas ações voltadas para a mulher. No total, já existem doze prefeituras vencedoras das edições de 2014, 2015 e 2016. Neste ano, a solenidade de entrega da honraria acontece em 30 de março, no Palácio Joaquim Nabuco. Serão agraciados os municípios de Cabrobó (Sertão), Bonito (Agreste), Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Paulista (Região Metropolitana do Recife). Nas edições anteriores foram contemplados os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Condado, Caruaru, Petrolândia, Ipojuca, Garanhuns, Barreiros e Serra Talhada.

Fonte: Blog do Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário