quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Alunos do SESI vencem torneio de Robótica


A quadra esportiva do SESI Paulista, na Região Metropolitana do Recife, ficou pequena para tanta agitação e empenho dos estudantes do Ensino Básico e Profissional (Ebep), do SESI, no Campeonato de Robótica de Pernambuco,na primeira semana de dezembro.

As equipes eram divididas por grupos de alunos com idade até e maior que 16 anos, e a do Ibura foi a grande vencedora da competição, com as conquistas de melhor desempenho das provas determinadas pela comissão julgadora e torcida mais animada. No segundo lugar geral, as turmas do SESI Vasco da Gama e Araripina. Em terceiro lugar, Escada e Vasco da Gama (maior de 16 anos).

Ainda representando as escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), as equipes dos alunos até 16 anos do SESI Paulista ficaram com a prata e os do SESI Cabo levaram o bronze no rendimento das missões. Já as equipes de alunos maiores de 16 anos, o time do SESI Cabo alcançou o ouro e o do SESI Camaragibe arrematou o bronze entre os melhores desempenhos nas missões.

O estudante Marcos Vínicius Luna, 16 anos, da equipe Áton, do Ibura, explicou que o grupo teve que se empenhar muito, já que tiveram apenas um mês para desenvolver o protótipo com as peças de Lego. “Começamos a estudar robótica em agosto e o mais legal é que o brinquedo Lego incentiva o raciocínio e tudo parece um grande jogo. Mas na verdade, estamos aprendendo a desenvolver pequenas máquinas e também a entender outras matérias como matemática, física e química, já que precisamos fazer o “robô” se mover, lançar outros objetos, etc”, explicou.

Segundo o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, as aulas e torneios de robótica despertam o interesse dos estudantes para a tecnologia e carreira industrial, seja na área de engenharia elétrica ou mecânica, como técnicos ou gestores, e principalmente cientistas, que estudem e desenvolvam novas soluções automatizadas para a indústria brasileira.

Nacional – No primeiro final de semana de dezembro, outros regionais realizaram competições para a fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Em 2016, Pernambuco deve participar da competição que é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. Nessa temporada, o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar propostas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado, dentro e fora das salas de aula.

Informações da Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário