sexta-feira, 26 de junho de 2015

Fies terá reajuste com juros de 6,5% e mais 61,5 mil vagas no 2º semestre


O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) terá reajuste nos juros para 6,5% ao ano e abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015, segundo anúncio do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Na manhã desta sexta-feira (26), ele disse que as vagas da segunda edição do ano se somam às 252,5 mil vagas já abertas no primeiro semestre, chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015 .

O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Os juros cobrados atualmente são de 3,4%, e os estudantes só precisam começar a pagar o valor financiado dois anos após concluírem o curso.

Segundo o ministro, as mudanças só valerão para os próximos contratos. "Os juros e todas novas regras se aplicam somente aos contratos novos. Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro.

O edital com as novas regras deve ser publicado na edição de 3 de julho do "Diário Oficial da União". Renato Janine Ribeiro esteve em São Paulo nesta manhã para reunião no Instituto Lula sobre o Plano Nacional de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário