quinta-feira, 14 de maio de 2015

Resumo da reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe



Na tarde desta quinta feira (14), aconteceu mais uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, onde 16 dos 17 vereadores que compõem a Casa Dr. José Vieira de Araujo fizeram seus pronunciamentos, os discursos mais uma vez foram acalorados, com a bancada de oposição fazendo seu papel sempre atacando o governo, por outro lado a bancada de situação não deixa por menos e rebate as criticas dos opositores, confira o que de melhor aconteceu nesta tarde.

Resumos dos discursos:


Zezin Buxin - PSDB
Zezin Buxin fez um discurso embasado nas ações que a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, onde o mesmo deu ênfase às obras que a prefeitura tem desenvolvido para toda cidade. “Ontem mesmo estivemos entregando uma forrageira na Zona Rural, precisamente na Comunidade de Cacimba de Baixo, onde vai beneficiar as pessoas daquela localidade. É isso senhor presidente, são ações como estas que nos deixa feliz, porque temos a consciência de estarmos fazendo boas ações para o nosso povo. Temos que ter isso em mente que somos votados para poder representar a população”. O vereador Zezin Buxin finalizou seu discurso relatando ainda sobre a inauguração do CTA, na manhã desta quinta-feira (14), na Capital das Confecções.


Narah Leandro - PSB
Registrei a ida do nosso governador Paulo Câmara que foi ao governo Federal junto ao presidente da Compesa para cobrar o pagamento das obras hídricas como a Adutora do Agreste e investimentos para a construção de novas barragens para amenizar os problemas enfrentados com a seca. A vereadora deu destaque para o SAE, Serviço de Atendimento Especializado e também para uma parceria do governo municipal e do governo do estado. Na contra mão da inércia do governo Federal que nada faz em relação à prevenção as DSTs e ao HIV o nosso compromisso em fazer uma saúde melhor para todos foi em busca dessa parceria com o estado e este centro irá atender a população santa-cruzenses e da nossa região que não vão precisar mais ir para Recife em busca do tratamento necessário para sobreviver com dignidade. É alarmante o crescimento dos jovens infectados, a ONU mostrou que enquanto no mundo reduziu em 30% o numero de casos o Brasil teve um aumento de 50% nos jovens de 15 à 24 anos e o Ministério da Saúde não faz campanha preventiva em massa para proteger os nossos jovens.


Vânio Vieira - PSDB
O vereador Vânio Vieira fez um discurso com fortes críticas ao prefeito Edson Vieira, onde o mesmo destacou a visita que o prefeito fez ao Bairro da Palestina, juntamente com o Secretário de Serviços Públicos, Júnior Gomes, para ver a situação da Rua Mercúrio. “Logo no início dessa gestão, eu chamei o prefeito para ver a situação da Rua Mercúrio, no Bairro da Palestina. Nesse mesmo dia o prefeito falou em público que iria calçar aquela rua. Ontem o prefeito esteve novamente nesta rua e quando chega lá diz que a rua não foi calçada por causa de um vereador, que neste caso seria eu. Prefeito, se o senhor estiver me ouvindo, que o senhor fizesse uma reunião naquela rua para eu mostrar a vossa excelência quem está mentindo”, criticou o vereador Vânio Vieira.


Deomedes Brito – PT
O vereador Deomedes Brito fez um discurso baseado em pedidos à prefeitura, a fim de que a mesma se solidarize com as famílias que tiveram que sair das casas do Bairro Jaçanã, onde as mesmas foram retiradas pela Polícia Federal, através de uma reintegração de posse, pedido pela Caixa Econômica Federal. O vereador falou ainda sobre a questão do Açude da Manhosa, onde o mesmo insistiu que aquela água deve ser tratada para ser aproveitada e utilizada pela população. “Eu tenho que falar nessa tribuna que os recursos do Governo Federal estão chegando e que precisam ser investidos em prol da população”, concluiu o vereador.


Carlinhos da Cohab – PSL
Com seu discurso voltado para a questão da licitação do caso dos bolos. “Eu fiz uma visita ontem pela manhã no setor de licitação da prefeitura, onde fui recebido pela Andreza Maia, muito bom atendimento, por sinal, mas fui informado que a licitação estava na Procuradoria da Prefeitura. Então, me dirigir até a procuradoria e lá fui recebido por uma moça chamada Carla, onde a mesma me informou que a licitação estava com o procurador”. O vereador continuou seu discurso enfatizando a entrevista que deu para a TV Asa Branca hoje pela manhã e que, segundo ele, teve que dar informações negativas sobre Santa Cruz do Capibaribe.


Luciano Bezerra – PR
O vereador Luciano Bezerra fez um discurso enfatizando o trabalho da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, onde falou sobre mais um Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que vai beneficiar e orientar as pessoas que têm problemas de doenças sexualmente transmissíveis. Luciano Bezerra continuou seu discurso falando sobre a polêmica levantada pelo vereador Carlinhos da Cohab, onde segundo Luciano, Carlinhos só quer aparecer. “Hoje eu tive a certeza que esse vereador só quer aparecer, porque quando ele faz esse discurso dele e enquanto fala sobre isso fica jogando para o público de casa que nós da bancada de situação ficamos rindo. Ora, nós temos público aqui e sabem que a gente tem responsabilidade e tratamos esse assunto com seriedade. Agora vereador Carlinhos, vossa excelência precisa observar esses casos com mais responsabilidade, porque se vossa excelência não provar, será desmascarado mais uma vez frente à população”.


Dida de Nan – PSDB
O vereador Dida de Nan, em seu discurso falou sobre a questão em que Carlinhos da Cohab trouxe a torta para a Câmara de Vereadores e colocou em cima da bancada de situação. “Vir falar aqui de moralidade vereador, imoral é a empresa de merenda que existia em Cacimba de Baixo. Portanto vereador, fiscalize. É papel da oposição fiscalizar, agora é preciso ter respeito pelas pessoas. Porque o que vossa excelência fez aqui na minha bancada, colocar a torta e mandar a gente comer torta, isso não se faz”. Dida de Nan finalizou seu discurso falando sobre as ações que a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe tem feito em prol da população.


Afrânio Marques – PDT
O Vereador e Presidente da Câmara, Professor Afrânio Marques destacou a importância da parceria entre a câmara e a prefeitura na aquisição das máquinas forrageiras, as quais foram entregues na tarde desta quarta-feira (13), na Comunidade de Cacimba de Baixo. O parlamentar falou também sobre a inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, que segundo o vereador vai atender a 7 municípios da região. Na tribuna, o vereador rebateu as críticas à administração, proferidas pelos vereadores de oposição. "É preciso que se tenha uma oposição mais qualificada, não é só chegar aqui na tribuna e jogar as coisas. É preciso ter responsabilidade aqui na tribuna. É preciso que o discurso vá além do teatro", encerrou Afrânio Marques.


Fernando Aragão – PROS
Com um discurso a base de críticas às questões da licitação, que segundo o vereador Fernando Aragão, foi uma licitação errada por parte da equipe da prefeitura. “Até parece que a gente tem que ficar calado. Ora, nós não temos culpa se foi feita licitação errada, é papel da oposição fiscalizar e cobrar”. O vereador Fernando Aragão continuou seu discurso relatando sobre os problemas que tem acontecido na gestão municipal e emendou falando que não se pode criticar. “O maior problema desta casa é que a gente não pode falar, porque se falar qualquer coisinha do prefeito, somos duramente criticados pela bancada de situação”. Fernando Aragão finalizou seu discurso comunicando que irá a Recife para uma reunião com o senador Humberto Costa, solicitar uma atenção maior para a retomada das obras da BR-104. Fernando enfatizou que em sua comitiva irão os presidentes da CDL, ASCAP e Moda Center, e estenderá o convite para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Bezerra.


Galego de Mourinha – PTB
O vereador Galego de Mourinha disse que o governo federal tem dinheiro e disponibiliza recursos para auxiliar o nordeste a amenizar os problemas com a seca. Segundo o vereador, o que falta são projetos para que esse dinheiro venha para o nordeste. "Já faz dois anos que tivemos com Roberto Tavares e nada se resolveu sobre o problema da seca em Santa Cruz. Precisamos ir atrás, essa casa precisa se unir e ir novamente se encontrar com Roberto Tavares para cobrar", disse o parlamentar. Durante sua fala, o vereador concedeu um aparte a vereadora Narah Leandro, que discordou sobre a colocação de que o Governo Federal tem recursos. Galego de Mourinha encerrou seu discurso reforçando a importância dos vereadores de unir para buscar soluções para os problemas causados pela seca que assola o município.


Zé Elias – PTB
O vereador Zé Elias fez um discurso embasado em mais cobranças, onde ele mesmo relatou sobre a cobrança do telhado do Mercado de Farinha. Zé Elias enfatizou a questão das obras que estão sendo feitas, e disse que tudo o que tem sido cobrado pelo seu gabinete, a prefeitura, através de suas respectivas secretarias, tem cumprido e quando não acontece a gente vai em busca de explicação e sempre somos bem recebidos pela prefeitura. “Eu sempre estou atento as questões que beneficiam a população e tenho feito meu trabalho com base em políticas públicas em prol do povo.

Adicionar legenda
Ernesto Maia – PSL
O discurso do vereador Ernesto Maia foi desenvolvido em cima de críticas a respeito das licitações feitas pela prefeitura. “Hoje pela manhã a Rede Globo deslocou seus profissionais para fazer entrevistas com a nossa bancada sobre a licitação. Veja, todo problema que teve com a KMC, misteriosamente foi cancelado e até hoje nunca foi dado uma explicação de nada a população. Eu mesmo toda vez que vou a prefeitura, já cobrei muito sobre essas licitações e nunca me foram entregues. Ora, uma cópia eu até entendo que pode levar algum tempo para fazer, mas ver a licitação, todos os documentos precisam está lá”. O vereador relatou ainda sobre a ida da oposição ao setor de licitação e nada foi mostrado, onde os atendentes falaram que a licitação referente às compras de tortas estava com o procurador.


Helinho Aragão – PTB
O jovem vereador petebista, Helinho Aragão, fez um discurso com ênfase na questão da violência em Santa Cruz do Capibaribe. O vereador relatou ainda sobre a importância da comissão de acompanhamento da seca, onde todos os vereadores irão discutir ações a serem cobradas ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, na terça-feira (19). “Eu falei com o vereador Pipoca ainda a pouco e o mesmo concordou em adiar a reunião da comissão, a fim de podermos participar também desta discussão”. Helinho Aragão destacou união que é preciso ter entre os vereadores, a fim de que as ações necessárias sejam emplacadas e que a população seja beneficiada.


Francisco Ricardo – PSDB
O vereador Francisco Ricardo deu início ao seu discurso lendo uma nota da Prefeitura à imprensa, onde a mesma se defende sobre a denúncia da licitação, tão falada pelo vereador Carlinhos da Cohab. Francisco Ricardo falou sobre a forma de atuação do parlamentar da oposição, pois de acordo com Francisquinho, o opositor não tem feito uma atuação coerente. “Vereador Carlinhos, está na hora de vossa excelência dar os parabéns ao prefeito Edson Vieira pelo trabalho que ele vem desenvolvendo em nossa cidade. Todos nós sabemos que o prefeito tem feito um trabalho relevante e sabemos ainda que o governo federal não tem repassado o dinheiro para as prefeituras a contento e que o prefeito Edson tem feito o que pode para levar as políticas públicas de qualidade para a população”.


Ronaldo Pacas – PSDC
Com um trabalho focado em cobrar políticas públicas para a população, o vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso na tarde desta quinta-feira (14), relatando a importância da inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. Ronaldo continuou seu discurso falando sobre o caso da licitação. “Quando Carlinhos fala que fomos nós vereadores que colocamos a licitação, ele não sabe nem o que está dizendo, porque nós não temos acesso a isso. É preciso que o vereador Carlinhos tenha responsabilidade no que fala e que tenha respeito por todos nesta casa”.


Zé Minhoca – PSDB
O vereador tucano Zé Minhoca fez um discurso com ênfase na questão da duplicação da PE-160, em que de acordo com o mesmo, é preciso fazer cobrança em benefício do povo de Santa Cruz do Capibaribe. “Mas senhor presidente, hoje pela manhã estive acompanhando a desocupação das casas do Jaçanã, porque são 11 famílias estão sendo despejadas, por meio dessa reintegração de posse. Eu estive presente e fiquei de coração partido, porque são famílias que não tem onde morar, mas que foram incentivadas a ocupar aquelas casa, por verdadeiros bandidos, que sequer compareceram lá para dar um copo de água aquelas pessoas e agora quem tem que pagar somos nós políticos que temos que dar toda assistência e que a prefeitura tem sido a sua parte. Eu mesmo vi toda equipe da prefeitura, inclusive uma psicóloga para dar assistência às famílias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário