quarta-feira, 6 de maio de 2015

Entrevista: Valtency Vasconcelos - redes sociais e sua utilização


O uso das redes sociais cresce cada vez mais, a facilidade do acesso aos meios tecnológicos é um dos fatores que mais contribui para essa popularização. Porém é necessário que empresas e profissionais saibam se posicionar nesse espaço que funciona como um “universo paralelo”. As possibilidades são inúmeras, mas a forma de utilizar as redes sociais nos dias de hoje pode contribuir com a imagem tanto de forma positiva como negativa. Sobre esse assunto atual e importante, o blog “É Notícia” entrevistou essa semana o publicitário especialista em mídias digitais, Valtency Vasconcelos, que conversou conosco sobre como deve ser o melhor uso das redes sociais por empresas e por profissionais.


É Notícia: qual a importância do uso de redes sociais para as empresas?

Valtency Vasconcelos: o uso das redes sociais é fundamental para o posicionamento de qualquer empresa na atual realidade mercadológica. O marketing está em constante evolução e adaptação aos anseios, principalmente do consumidor 2.0 (consumidor da WEB, consumidor digital). Atualmente as redes sociais são ferramentas indispensáveis para que as empresas dialoguem com seu público-alvo e potenciais consumidores, não é permitido pergunta sem resposta e nada melhor que o universo on-line para esse fenômeno. Se sua empresa ainda observa rede social como apenas rede de entretenimento, fique esperto, pois as redes sociais são redes de negócios e sua marca pode perder espaço.

As redes sociais devem fazer parte das estratégias de negócios das empresas?

As estratégias de negócios das empresas devem estar presente em seu planejamento estratégico de marketing e em seu plano de negócios. O marketing digital é um diferencial competitivo, nesse composto, as redes sociais são ferramentas que potencializam a construção de uma imagem positiva da marca, não necessariamente vendendo algum produto ou serviço, mas, principalmente criando sinergia e interação com seu consumidor. Portanto, as redes sociais são de longe, uma boa e eficiente estratégia de negócio para sua empresa, pense bem nisso.

Sabemos que são inúmeras as redes sociais existentes, existe rede específica para cada empresa ou todas podem exploradas?

O número de redes sociais é enorme e cresce diariamente. Podemos citar as mais populares como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, MySpace, Google+. Nesse sentido, cada empresa deve observar qual seu segmento de mercado e como montar seus perfis para as redes sociais. O fato é que as redes diferem sua forma de abordagem, porém como redes de negócios podemos destacar com maior ênfase as três primeiras (Facebook, Twitter e Instagram), porém cada caso é um caso e isso deve ser bastante analisado. Por esses e outros motivos, a cada dia é necessário que as empresas despertem para o uso de um profissional ou uma equipe no tocante ao gerenciamento de redes sociais (social media).

Como as empresas devem utilizá-las?

As empresas devem utilizar de maneira sistemática e que agregue valor à marca. O perfil de uma empresa é a sua imagem, sua essência, portanto deve ser alinhada à missão e visão organizacional da corporação. O planejamento de marketing deve contemplar estratégias de redes sociais integradas às ações de comunicação de forma geral. Lembre-se, sua empresa estará sendo vista por milhares (milhões) de pessoas.

São comuns acontecimentos constrangedores envolvendo o uso (mau) das redes sociais. Mas será que a culpa é de fato das redes sociais?

A resposta é simples e direta: não. O usuário deve estar atento ao que de fato está compartilhando nas redes sociais, elas são excelentes plataformas de entretenimento, porém o que você consome? Assim como uma empresa, sua imagem também é fundamental e pode ter certeza que as redes sociais dizem muito sobre seus usuários. Fique atento e faça bom uso das redes sociais, elas estão a nossa disposição e com um extenso leque de possibilidades.

Como pessoas podem utilizar redes sociais em seu benefício?

Esse ponto é fundamental e não poderia deixar de ser abordado. Como já mencionei, seu perfil é sua imagem e atualmente é quesito indispensável para análise de currículos, contratações e inclusive demissões, isso mesmo demissões. Fica a dica: analise bem que conteúdo está seguindo, compartilhando e postando, a partir do momento que esse material aparecer em sua linha do tempo (time line) o responsável por ele será você. Faça um simples questionamento antes de atualizar seus perfis nas redes sociais: qual a imagem que quero passar e se o conteúdo possui relevância? Feito isso, mãos a obra e boa navegação, só tenha cuidado para não se perder durante o percurso, pare e repense sempre suas postagens.

Por: Magali Oliveira

Fiquem ligados! Em breve traremos novidades sobre marketing para os nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário